Saiba como promover a autonomia em crianças e adolescentes com Transtorno Espectro Autista (TEA)

Durante as fases iniciais da vida de uma pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), as dificuldades cognitivas se manifestam de forma ainda mais desafiadora. Afinal, esses são períodos complicados para qualquer um, quando todas as emoções e noções acerca do mundo estão se formando e sendo ampliadas.

Para os pais e profissionais responsáveis pelo cuidado dos autistas, descobrir estratégias que ajudem a lidar com as adversidades dessa jornada de crescimento pode fazer a diferença. 

Neste blog, iremos explorar táticas e dicas sobre como promover a autonomia e a independência de crianças e adolescentes com TEA. Quer saber mais a respeito do assunto? Continue lendo!

Quais são os principais desafios enfrentados por crianças e adolescentes com TEA?

O autismo é um transtorno de neurodesenvolvimento, que afeta a comunicação, a interação social e o comportamento. Durante as fases iniciais da vida, enfrentar esses problemas pode ser um desafio, já que falamos de um momento decisivo para o conhecimento do mundo e suas peculiaridades.

Além disso, nesse período, todas as emoções e sentimentos ficam à flor da pele, atrapalhando ainda mais a tarefa de guiar e orientar pessoas com TEA, pois são encontradas dificuldades em:

  • Comunicação verbal e não verbal;
  • Situações de convívio e interação social;
  • Flexibilidade de pensamento;
  • Autorregulação emocional.

Conheça estratégias para superar os desafios da infância e adolescência com TEA 

Para enfrentar cada desafio que surge na infância e na adolescência de uma pessoa com autismo, é preciso ter muita perseverança e planejamento. Para ajudá-lo nessa tarefa, reunimos algumas estratégias essenciais para promover a autonomia e a independência de autistas:

  • Crie um ambiente de apoio em casa e na escola

A grande maioria dos autistas apresenta dificuldades na autorregulação emocional, acarretando em problemas para discutir assuntos abertamente. Por isso, é importante que os familiares e os profissionais responsáveis pelo cuidado deles, ajudem a nutrir um espaço seguro para ter diálogos em que os sentimentos possam ser expostos.

  • Conte com suporte especializado

Não apenas a criança ou o adolescente deve ter suporte nessa jornada de crescimento, mas também os adultos responsáveis. Buscar auxílio profissional de psicólogos e especialistas em Transtorno do Espectro Autista irá fortalecê-lo nesse desafio.

  • Planeje a vida do seu filho após o fim do ensino médio

Muitos pais são pegos desprevenidos durante a transição da adolescência para a vida adulta, mesmo que seja um momento inevitável e previsível. Além de fornecer o que for necessário para o seu filho desenvolver as habilidades para adentrar essa fase, faça com que ele tenha opções viáveis e bem organizadas, facilitando as escolhas futuras.

4 dicas para desenvolver autonomia e independência em crianças e adolescentes com TEA

Nem sempre os adultos responsáveis estarão por perto para auxiliar as crianças e adolescentes com TEA, por isso, eles precisam desenvolver um senso de autonomia e independência, já os preparando para o futuro. Esses dois sentidos podem ser formados por meio da aprendizagem das AVDs (Atividades de Vida Diária), que são separadas nas seguintes categorias:

  • Autocuidado;
  • Administração de dinheiro e finanças;
  • Saúde e segurança;
  • Plano de carreira e emprego;
  • Relacionamento com as pessoas;
  • Conseguir pegar transporte público;
  • Atividades de lazer e diversão;
  • Organização;

E como aplicá-las no cotidiano? Confira quatro dicas para que você realize o processo de ensino das AVDs de forma eficaz:

    1. Incentive o autocuidado: eduque a criança ou o adolescente a definirem os seus limites e reconhecer o das outras pessoas desde cedo. Procure sempre praticar hábitos de bem-estar que sejam recompensadores e prazerosos.
    2. Estimule a educação financeira: o dinheiro desempenha uma grande parte na vida de todas as pessoas. Procure formas de aprendizagem que façam a pessoa com TEA desenvolver pleno entendimento de suas finanças.
    3. Oriente como realizar tarefas domésticas: outro aspecto que afeta o cotidiano de qualquer indivíduo são as atividades rotineiras, como lavar a louça e limpar a casa. Instrua a criança ou o adolescente a como fazê-las de maneira correta.
  • Habitue-o a situações sociais: pratique cenários de interação interpessoal e de resolução de problemas, isso ajudará a aprimorar a comunicação e a linguagem.

Promova a autonomia em crianças e adolescentes autistas com o Núcleo Direcional

Em nosso centro de atendimento para indivíduos com Transtorno do Espectro Autista, ajudamos as crianças e adolescentes a desenvolver as habilidades necessárias para serem independentes durante a vida inteira.

Por meio da intervenção de Análise do Comportamento Aplicada (ABA) e outros serviços, fazemos a diferença na história de cada pessoa.

Acesse o site e entre em contato para saber mais sobre nós.

Redes Sociais do Direcional

O Direcional é um centro de atendimentos para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e outras alterações do neurodesenvolvimento.

Copyright © 2014 – 2024 | Direcional – 29.694.539/0001-70 | CRP jurídico – 06/8086J. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade e Termos de Uso.