Intervenção precoce a importância do Treino Parental

Desde os primeiros momentos de nascido pais e crianças influenciam-se uns aos outros mutuamente e essa interação apresenta importante papel no desenvolvimento das crianças.

Durante todo esse processo de desenvolvimento dos primeiros anos, podem ocorrer alguns déficits no desenvolvimento da criança e mudanças nos comportamentos, que fazem com que aconteça uma dificuldade no convívio diário da criança, por isso é de extrema importância que aconteça a intervenção precoce. Segundo Lovaas (1987), intervenção precoce é uma ação voltada para uma necessidade especial que melhore o desenvolvimento pessoal incluindo a família na intervenção e para que aconteça de maneira adequada, é de extrema importância que os pais e profissionais que trabalham com a criança recebam o treinamento adequado, podendo então, obter resultados mais específicos. Segundo Sarokoff e Sturmey (2004), bem como, Lafazakis e Sturmey (2007) realizaram experimentos utilizando Treinamento de habilidades Comportamentais (Behavioral Skills Training – BST) para poder instruir com procedimentos baseados em ABA a pais e professores de crianças com atraso no desenvolvimento. 

O Behavioral Skills Training (BST) é um pacote de treinos que obtém instruções, feedback, ensaios, modelação que produz, de forma rápida, um aumento na precisão da aplicação dos procedimentos terapêuticos (Lafazakis & Sturmey, 2007; Sarokoff & Sturmey, 2004). Para se caracterizar como intervenção precoce, é de extrema importância que a intervenção aconteça nos primeiros anos de vida, pois, os ganhos potencializados e facilitados, pela janela de oportunidade da criança, que até os 4 anos apresentam mais conexões neurais. Essa janela é um período que quando se fecha, não permite mais modificações nas competências que deveriam ter sido fixadas, então o ideal é que ela seja estimulada o máximo possível dentro dessa fase.

Portanto, fica claro o quanto não somente as terapias são importantes, mas que todos em todos os ambientes no qual a criança frequenta, estejam trabalhando de maneira uniforme para que o desenvolvimento aconteça adequadamente, trazendo maior conforto para a vida da criança e adequando sua rotina diária para que a independência para as tarefas comuns aconteça. 

Escrito por Tatiana Serra, psicóloga (CRP06/123778), Analista do Comportamento e Neuropsicóloga (USP)

Referências:

Bolsoni-Silva, A. T., & Marturano, E. M. (2006). A qualidade da interação pais e filhos e sua relação com problemas de comportamento de pré escolares. In M. Bandeira, Z. A. P., Del Prette & A. Del Prette (Eds), Estudos sobre habilidades sociais e relacionamento interpessoal (pp. 89-104). São Paulo: Casa do Psicólogo.

Lafasakis, M., & Sturmey, P. (2007). Training parent implementation of discrete-trial teaching: effects on generalization of parent teaching and child correct responding. Journal of Applied Behavior Analysis.

Lovaas, O. I. (1987). Behavioral Treatment and Normal Educational and Intellectual Functioning in Young Autistic Children. Journal of Consulting & Clinical Psychology, 55, 3-9.

Sarokoff, R. A., & Sturmey, P. (2004). The effects of Behavioral Skills Training on staff implementation of discrete-trial teaching. Journal of Applied Behavior Analysis.

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