A importância da fonoaudiologia no tratamento do TEA
Uma das principais características encontradas em pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) são as dificuldades em relação à comunicação, especialmente a verbal. Isso porque o autismo pode afetar a fala, o que por sua vez impacta na socialização.
É comum que indivíduos com o transtorno não falem, emitam apenas vocalizações ou usem um tom de voz robótico e inexpressivo. Por isso, a fonoaudiologia desempenha um papel fundamental no tratamento do autismo, estando presente desde o processo de diagnóstico até o desenvolvimento das capacidades cognitivas e sociais.
A seguir, você irá descobrir mais sobre o papel dessa ciência no auxílio aos autistas para que possam ter uma melhor qualidade de vida.
Como o autismo afeta a comunicação?
Dificuldades na fala estão presentes em cerca de uma a cada três pessoas com TEA. Mesmo quando há linguagem verbal, ela pode ser difícil de entender, ou o autista encontra outros obstáculos nos processos de conversação.
Alguns exemplos incluem a dificuldade no contato visual, na compreensão de nuances, na memorização do que foi ouvido e até mesmo na dependência da ecolalia, ou seja, da repetição, para se comunicar.
Qual é a relevância e a atuação da fonoaudiologia para o tratamento do TEA?
O fonoaudiólogo é essencial no tratamento do TEA. Inicialmente, ele avalia habilidades como a articulação da fala, o vocabulário, o uso da gramática, a interpretação da linguagem e o seu uso em diferentes contextos. Além disso, também observa as funções orofaciais, como respiração, sucção, mastigação, deglutição e expressão facial.
Após o diagnóstico, a fonoaudiologia segue presente no acompanhamento da pessoa com TEA, elaborando um plano de intervenção, considerando as suas necessidades específicas. Os objetivos da terapia fonoaudiológica para autistas incluem:
- Desenvolver a fala;
- Aprimorar a compreensão da linguagem;
- Promover e facilitar a socialização;
- Treinar as funções orofaciais;
- Reduzir comportamentos repetitivos que dificultem a comunicação.
Também é função do fonoaudiólogo monitorar o progresso do tratamento, realizando novas intervenções e ajustes no plano, conforme necessário. Esse suporte pode continuar ao longo de toda a vida do indivíduo autista.
Quais são as práticas de fonoaudiologia aplicadas no tratamento do TEA?
O profissional especializado pode utilizar diversas abordagens terapêuticas, como:
- Terapia da fala;
- Terapia da linguagem;
- Abordagem ABA (Análise do Comportamento Aplicada);
- Comunicação Suplementar e Alternativa (CSA).
Além disso, ele também oferece orientações aos familiares, cuidadores e à comunidade escolar das crianças com TEA, para melhor desenvolvimento da comunicação do indivíduo em todos os contextos.
3 benefícios da aplicação da fonoaudiologia no tratamento do TEA
A fonoaudiologia gera diversas vantagens para as pessoas autistas, incluindo:
- Aprimoramento da comunicação verbal e não verbal, tornando-a mais eficaz em aspectos mecânicos e gramaticais da fala e também em compreensão da linguagem, como ao seguir instruções, ouvir, responder e fazer perguntas, contar histórias e interpretar diferentes contextos.
- Ampliação do vocabulário, contribuindo para o aprendizado de novas palavras, o entendimento de textos complexos e diversos, a construção de frases corretas e a concordância adequada.
- Aprimoramento e desenvolvimento da socialização, como o reconhecimento e a expressão das próprias emoções, a compreensão das emoções dos outros, o entendimento das regras de comportamento, a participação em atividades sociais e a formação de relacionamentos de amizade.
No Direcional, a fonoaudiologia faz parte da nossa atuação
Prezamos por um tratamento e acompanhamento do TEA a partir de uma equipe multidisciplinar, visando o melhor para oferecer qualidade de vida e autonomia para indivíduos autistas.
Explore o nosso site para conhecer mais sobre os nossos serviços, missão, a abordagem ABA 360° e as suas vantagens!
O Direcional é um centro de atendimentos para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e outras alterações do neurodesenvolvimento.
Acessos rápidos
Copyright © 2014 – 2024 | Direcional – 29.694.539/0001-70 | CRP jurídico – 06/8086J. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade e Termos de Uso.