
O papel das brincadeiras na vida da criança com autismo
Brincar é uma parte importante da infância, afinal, é por meio das atividades recreativas que desenvolvemos habilidades comunicativas, físicas e psíquicas, fundamentais para o nosso crescimento. E para as crianças que possuem autismo, isso não é diferente.
Os pais, os cuidadores e os professores precisam entender a necessidade de inserir as brincadeiras como forma de aprimorar os sentidos dos pequenos, os ajudando a regular as suas emoções, especialmente em momentos de crises de ansiedade agudas.
Continue aqui e saiba mais sobre o papel das recreações na vida das crianças com TEA e como essas atividades podem ajudá-los a evoluírem. Boa leitura!
5 benefícios da brincadeira para pessoas com TEA?
Se divertir é ótimo, porém, não é só lazer que as brincadeiras podem proporcionar para as crianças com o Transtorno do Espectro Autista. Veja algumas vantagens que esse tipo de atividade proporciona às pessoas com autismo:
Estímulo social
As brincadeiras com colegas, familiares e amigos fazem com que as crianças com TEA pratiquem a comunicação e a empatia, e entendam como compartilhar os seus sentimentos com mais facilidade.
Melhora da comunicação
Estimular atividades divertidas e inclusivas pode ajudar os pequenos a superarem desafios sociais e a timidez, e promover relacionamentos positivos. Assim, eles compreendem valiosos ensinamentos, como colaborar e compartilhar objetos.
Desenvolvimento cognitivo
Novas e diferentes tarefas incentivam a criatividade, a resolução de problemas e um pensamento mais aguçado sobre as questões do mundo, permitindo os avanços intelectuais da criança com autismo.
Redução do estresse e regulação emocional
O ato de brincar é uma ferramenta eficaz para gerenciar as emoções. Essa ação ajuda a reduzir o estresse em momentos de crise.
Desenvolvimento motor
Contribui para a melhora dos movimentos físicos, ajudando a superar as dificuldades da coordenação motora que possam existir.
5 tipos de brincadeiras para crianças com TEA
Há muitas atividades recreativas que vão ajudar no desenvolvimento de crianças com autismo. Não importa se envolvem o movimento, o raciocínio ou a coordenação, todas são muito proveitosas. Conheça os principais tipos:
Independente
O indivíduo consegue realizar todas as funções sem a interferência de um adulto, podendo interagir com objetos e se movimentar à vontade. Esse tipo de brincadeira auxilia no desenvolvimento do sentido de autossegurança.
Funcional
Aqui, o autista treina a sua capacidade de atribuir funções a objetos, como chutar uma bola no gol, fazer um carrinho andar ou ler um livro para os bonecos. Dessa forma, é possível melhorar a paciência e a concentração, além de proporcionar reconhecimento de lógica durante as atividades.
Simbólico
Usar um objeto como se fosse outro, aplicando o imaginário para atribuir um novo significado às coisas inanimadas e transformá-las em brinquedos. Prepara as crianças para superar desafios de forma inusitada.
Faz de conta
O foco é na atuação. São trabalhadas a linguagem, a afetividade e o reconhecimento do ambiente que se está. Tudo isso é feito por meio da idealização de cenários criativos, que saem diretamente da cabeça das crianças.
Compartilhado
Tipo de brincadeira coletiva, onde são incentivadas as trocas, seja de objetos ou sociais. Ajuda a melhorar as técnicas de conversação, desenvoltura social, entre outras.
Quais brincadeiras ajudam no desenvolvimento de crianças com TEA?
Com tantas opções de brincadeiras para escolher, às vezes, pode ser complicado saber qual irá interessar a criança com TEA. Por isso, selecionamos algumas opções para ajudar:
Imitação: inclui a criação e atuação em histórias, sentar em frente ao espelho e fazer mímicas e gestos. Ao reproduzirem as ações ou falas dos adultos, os autistas aprendem a se comunicar melhor, além de estimularem a sua criatividade e a interpretação sobre as interações sociais.
Encaixe e construção: brinquedos com peças de encaixar ajudam a afinar as habilidades de raciocínio lógico e resolução de problemas, incentivando o lado inovador da criança.
Memória: ótima forma de aprimorar as capacidades cognitivas. Escolha jogos com temas interessantes para o público infantil, como personagens de desenhos animados ou animais.
Atividades ao ar livre: excelente maneira das crianças com TEA explorarem o mundo e praticarem movimentos físicos e a coordenação motora. Alguns exemplos são as caminhadas na natureza, piqueniques, jogos esportivos, etc.
Aprofunde seus conhecimentos sobre o TEA
O Transtorno do Espectro Autista é um assunto abrangente e um território muito rico para novas descobertas e pesquisas. Quer saber mais sobre esse tema?
Acesse o site do Núcleo Direcional e encontre mais informações sobre o TEA.
O Direcional é um centro de atendimentos para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e outras alterações do neurodesenvolvimento.
Acessos rápidos
Copyright © 2014 – 2024 | Direcional – 29.694.539/0001-70 | CRP jurídico – 06/8086J. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade e Termos de Uso.